Blog do Ronaldo

terça-feira, dezembro 07, 2010

Amizades preciosas

Gravei há pouco uma entrevista sobre amizade. Vai pro ar na próxima quinta-feira pela CBN Maringá. A discussão, com um certo tom filosófico, foi uma das melhores que tive neste último semestre. E me fez refletir um pouco mais sobre o que é amizade. Amizade tem a ver com amor. Mas não é a mesma coisa. Até porque amigo a gente escolhe; amor, não. O amor acontece; a amizade é uma opção e implica em interesses comuns.

Acontece que vivemos dias em que esse tipo de relação está em crise. Ninguém quer se comprometer - isso vale, inclusive, para o amor. Sem comprometimento, não há vínculo; sem vínculo, a amizade verdadeira não prospera.

Além disso, embora as redes sociais permitam a aproximação, elas não garantem a amizade. Esta pode até nascer ou ser alimentada pelo facebook, twitter, orkut etc. Contudo, a superficialidade característica dessas redes não produz amizade. Afinal, amigo é aquele com quem a gente conta quando a "casa cai". Quando a gente faz uma bobagem enorme, identifica-se o verdadeiro amigo. Ele não abandona. Pode não apoiar seu erro, mas estende a mão. Quando o dinheiro acaba, quando se perde o emprego, quando se envelhece... descobre-se a amizade.

Por isso, amigos são raros. Por isso, os poucos que conseguimos manter, são mais valiosos que as mais preciosas jóias.

Nenhum comentário: