Blog do Ronaldo

terça-feira, dezembro 28, 2010

Foto da calcinha e o fim da privacidade


Vi há pouco uma notícia curiosa:

A informação está um pouco confusa. Não dá pra entender muito bem o que aconteceu. Entretanto, lembrei de outras discussões que fiz por aqui: o fim de nossa privacidade. Até brinquei com um amigo: - o Google vai acabar com nossos segredos.

Ainda é cedo pra dimensionar o tamanho da invasão de privacidade proporcionado pelas novas ferramentas tecnológicas. Algumas situações são expostas por nós mesmos. O exibicionismo na rede é assustador. Algumas vezes, sem consequências; outras, nem tanto.

Hoje, é fácil saber da vida de uma pessoa sem ao menos conhecê-la. Basta segui-la no twitter, num blog, pelo facebook ou outra rede social qualquer. Entretanto, o que dizer dos registros em imagens feitos pelo Google?

Com suas diferentes ferramentas, não é raro encontrar depoimentos de pessoas que sentiram ter sua privacidade invadida porque suas casas, propriedades etc foram fotografadas pelo Google. Essa mulher viu uma foto da calcinha dela parar na rede. Poderia ter sido o flagra de um beijo ou outra cena qualquer. 

Acontece que nem tudo na nossa vida é público. Ou queremos tornar público. Mas como evitar o Big Brother da vida real? Parece-me quase impossível. Seja pelas imagens captadas pelo Google ou pelas câmeras de segurança que vão se espalhando por nossas cidades, nossa vida é cada vez menos nossa. 

Nenhum comentário: