Blog do Ronaldo

sexta-feira, dezembro 17, 2010

Dezembro, estresse, festas, comida, balança... pra começar "tudo de novo"

Não lembro bem onde... Acho que foi no Fantástico. No último fim de semana, vi uma reportagem dizendo que dezembro é o mês mais estressante do ano. Achei alguma coisa sobre o assunto numa página da Veja. Com base numa pesquisa, a reportagem diz que o nível de estresse aumenta 75% no último mês do ano.

É bem razoável. A correria de dezembro é mesmo assustadora. Quem trabalha no comércio, trabalha várias horas a mais, atende uma quantidade imensa de cliente, ouve dezenas de desaforos e sobrevive sabe-se lá como. Quem vai às compras, vive o inverso. Encontra vendedores cansados, mal humorados e outros tantos consumidores impacientes. Além disso, faltam vagas de estacionamento, os preços são sempre mais altos etc etc.

Dezembro é cansativo e estressante pra todo mundo - inclusive pra professor, principalmente por ver tantos alunos enlouquecidos com medo de serem reprovados. Enfim, só quem sai de férias no início do mês e viaja para uma praia, um hotel... consegue escapar dessa agitação toda. E tem a pressão por preparar as festas e por participar de festas. Já viu quantas festinhas são feitas neste mês? É amigo secreto, inimigo secreto, confraternização... Loucura geral!

Junto com o estresse, tem comida demais. Uma combinação bombástica. Vive-se pior, come-se mais. É quase impossível escapar de dezembro sem ganhar alguns quilos. Mas faz parte desse nosso jeito maluco de ser. O curioso é que dezembro é só mais um mês. O último do ano, é verdade. Mas os dias que virão em janeiro apenas serão, como sempre foram, "um dia após o outro". E tudo pra chegar em dezembro novamente.

Nenhum comentário: