
Não lembro bem onde... Acho que foi no Fantástico. No último fim de semana, vi uma reportagem dizendo que dezembro é o mês mais estressante do ano. Achei alguma coisa sobre o assunto numa página da Veja. Com base numa pesquisa, a reportagem diz que o nível de estresse aumenta 75% no último mês do ano.
É bem razoável. A correria de dezembro é mesmo assustadora. Quem trabalha no comércio, trabalha várias horas a mais, atende uma quantidade imensa de cliente, ouve dezenas de desaforos e sobrevive sabe-se lá como. Quem vai às compras, vive o inverso. Encontra vendedores cansados, mal humorados e outros tantos consumidores impacientes. Além disso, faltam vagas de estacionamento, os preços são sempre mais altos etc etc.
Dezembro é cansativo e estressante pra todo mundo - inclusive pra professor, principalmente por ver tantos alunos enlouquecidos com medo de serem reprovados. Enfim, só quem sai de férias no início do mês e viaja para uma praia, um hotel... consegue escapar dessa agitação toda. E tem a pressão por preparar as festas e por participar de festas. Já viu quantas festinhas são feitas neste mês? É amigo secreto, inimigo secreto, confraternização... Loucura geral!
Junto com o estresse, tem comida demais. Uma combinação bombástica. Vive-se pior, come-se mais. É quase impossível escapar de dezembro sem ganhar alguns quilos. Mas faz parte desse nosso jeito maluco de ser. O curioso é que dezembro é só mais um mês. O último do ano, é verdade. Mas os dias que virão em janeiro apenas serão, como sempre foram, "um dia após o outro". E tudo pra chegar em dezembro novamente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário