Blog do Ronaldo

quinta-feira, dezembro 16, 2010

Filhos mimados; filhos castrados

Por uma dessas razões que a gente desconhece, trombei ontem com um texto meu de agosto de 2009. Tratava nele da incapacidade de alguns pais educarem seus filhos. Falava que existem pais frouxos; e que pais frouxos criam filhos dominadores. Encontrar esse texto foi curioso porque pensava justamente numa situação envolvendo uma família que pouco conheço, mas que se comporta de uma maneira questionável - no que diz respeito ao trato com os filhos.

Recentemente vi um de seus filhos, já adulto, homem feito, ser defendido pelo pai. Mas não era uma defesa qualquer... Era numa situação em que o próprio jovem deveria ser capaz de fazê-lo. Não vou contar o caso, pra evitar exposição - ou identificação dos personagens. Entretanto, para se ter uma ideia do tipo de interferência, vamos fazer de conta que o fato fosse este: o cara tira nota baixa na universidade e a mãe vai tirar satisfação com a professora. Consegue imaginar? Dá pra pensar no que representaria um marmanjo precisar da mãe pra discutir nota com a professora? Pois é... O que dizer? O que dizer dessa família? O que dizer desse filho? 

Eu diria o seguinte: esses pais roubaram desse jovem o direito de ser homem. Alguém que chega à fase adulta e não é capaz de cuidar de si próprio, tomar as próprias decisões, continua criança. O problema é que, infelizmente, situações como essa se repetem em inúmeras famílias. São pais que castraram seus filhos; não os deixaram crescer. Se um dia quiserem ser gente, vão precisar de ajuda profissional. E talvez nunca se tornem homens e mulheres de verdade. 

Educar um filho implica em permitir que sofram. O mesmo sofrimento que produz frustração, decepção... a mesma derrota que gera dor... são as melhores ferramentas para nos levar ao amadurecimento, à experiência, tornando-nos seres humanos melhores, mais sociáveis, relacionais. 

PS- A foto é só ilustrativa. Brincar com os filhos não os torna mimados. Rsrs.

Nenhum comentário: