Blog do Ronaldo

sexta-feira, dezembro 17, 2010

Uma vida pra justificar

Já notou que estamos sempre nos justificando? Ou justificando atitudes, ações que realizamos ou deixamos de realizar? Dias atrás pensava sobre isto. Recordei inclusive de um texto que escrevi tempos atrás. Nele, falava de nossa constante busca por aprovação. Na tentativa de controlar o que as pessoas pensam de nós, vivemos a eterna busca por argumentos que expliquem nossos comportamentos.

Embora seja natural essa preocupação com a imagem - ou com a aprovação alheia -, eu diria que gastamos tempo e energia nessa tentativa quase inútil.

Quase inútil, porque ainda que existam justificativas para tudo que fazemos (ou deixamos de fazer), nem sempre serão suficientes para o outro. A gente pode explicar um atraso, mas será que muda alguma coisa? Pode-se explicar um erro, mas é possível corrigi-lo? Pode-se explicar uma grosseria, mas será que põe fim à mágoa? Pode-se dizer "não fiz", mas é suficiente para pôr fim à desconfiança?

Justificar nossos atos até pode ser um comportamento educado, gentil; uma forma de respeito ao outro. Mas quando se justifica em excesso talvez seja sintoma de insegurança, medo de perder, baixa auto-estima ou até mesmo incapacidade de fazer a coisa certa. Ainda penso que em alguns momentos o melhor a dizer é: "desculpe-me, errei; não vai mais acontecer". Ou ainda: "desculpe-me, mas não dou conta de atender você".


Nenhum comentário: