Blog do Ronaldo

sexta-feira, dezembro 10, 2010

Meus alunos, minha vida

Não gosto de despedidas. E com meus alunos acabo sentindo essa sensação de "despedida" todas as vezes que concluem o terceiro ano da faculdade. Não trabalho com o último ano. Mantenho contato, mas a rotina de aulas, trabalhos e atendimentos praticamente se resume às ações burocráticas da coordenação dos Trabalhos de Conclusão de Curso.


Hoje, ao falar com um de meus alunos que se despedem do terceiro ano, senti esse aperto no coração. O aperto da despedida. No início da semana, já tinha tido esse mesmo sentimento ao falar com outra acadêmica. A gente acaba desenvolvendo uma relação que não é só aquela de professor-aluno. Até pela maneira como entendo o ensino, vou além e busco uma proximidade que tem muito afeto. Por isso, o fim de um ciclo acaba por ser uma despedida.

É prazeroso ver que, ao longo dos três primeiros anos, pude exercer influência sobre a vida deles, oferecendo mais que ensino teórico e prático. É gostoso notar que muitos deles cresceram, ampliaram a visão de mundo, são mais ativos socialmente, alguns até engajados em questões pelas quais se vale lutar.

Daqui algum tempo serão meus colegas de profissão. Jornalistas, assessores e até professores. Aqui comigo ficará sempre o sentimento de que não apenas passaram pelas minhas aulas; também fizeram parte da minha vida.

Nenhum comentário: