Blog do Ronaldo

quarta-feira, janeiro 05, 2011

O pão nosso de cada dia

Procuro ter hábitos minimamente saudáveis. É verdade que não sou vegetariano, nem evito refrigerantes, frituras e outras coisinhas mais condenadas por nutricionistas e principalmente pelos “naturebas” de plantão. Ainda assim, tento ter bom senso e manter uma dieta equilibrada – tipicamente brasileira com arroz, feijão, saladas etc etc. Também quase não bebo durante a alimentação, frequento pouco fast-foods e por aí vai…

Bem, mas essa introdução quase desnecessária é pra compartilhar algo que me ocorreu há pouco. No ataque que fiz à geladeira minutos atrás, peguei um copo de iogurte. Enquanto bebia tranquilamente, absorto em meus pensamentos, me peguei olhando os valores nutricionais do produto (afinal, de tanto os nutricionistas falarem disso, a gente acaba caindo na besteira de olhar as embalagens). No final daquela tabela feita pra especialista entender, tinha uma frase mais ou menos assim: contém aromatizante sintético semelhante ao sabor original de ameixa. E o cidadão aqui “de boa” tomando o seu iogurte achando que tem algo saudável nas mãos…

Impossível não lembrar de um papo que tive com um engenheiro de alimentos. Quando falávamos dos alimentos que fazem parte de nossa “mesa”, ele foi taxativo: – “Quer comer algo saudável? Faça em casa. De preferência, com alimentos que saiba quem produziu e como produziu”.

Difícil, hein? Se essa química toda embutida no que comemos realmente nos trouxer doenças, nosso futuro será desastroso.

Nenhum comentário: