Blog do Ronaldo

quarta-feira, dezembro 08, 2010

Futebol e comportamento: algumas lições

Nada contra quem gosta de futebol. Eu até aprecio. Mas não consigo ficar duas horas diante da televisão para ver uma partida. O jogo tem que ser muito importante, e empolgante, para eu assistir um único tempo. Então, sou suspeito pra criticar o comportamento de alguns torcedores. Mas, como blog é blog, é pessoal, e aqui é quase meu diário na rede, posso me atrever a falar sobre o que gosto ou não gosto.

E uma das coisas que me incomoda é ver o torcedor falar o tempo todo durante o jogo, reclamar, xingar, acenar, pular no sofá. Vale para decisões? Digamos que sim. Vale para jogos do Brasil? Vale. Mas acho que cabe um certo bom senso, principalmente para partidas menos relevantes.

Como pai de um corintiano, completamente passional, sei bem o que é ter um torcedor desses que falam, reclamam o tempo todo. Se depender do adolescente que tenho em casa, ele assiste tudo. Até jogos de varzea. E vai "brigar" com o juiz, falar que o atacante é "perna de pau", ficar nervoso com a zaga... E aí o negócio é ver o espetáculo dele; não do que passa em campo.

Quando observo o comportamento dele e de outros tantos torcedores, não encontro razão alguma para tanta paixão. Particularmente, assisto esporte por diversão. Sem sofrimento. Não é o caso do meu filho e nem de outros tantos milhões de fãs de futebol e de outras modalidades.

Porém, o que mais me chama a atenção é a maneira tão diferente como somos. É incrível ver como pessoas que vivem numa mesma casa podem  agir de forma tão distinta. É a riqueza do ser humano. Compreender essas diferenças é o primeiro passo para o respeito e boa convivência seja numa família, seja no trabalho ou em qualquer outro ambiente. O maior erro que alguém pode cometer é tentar colocar todas as pessoas numa espécie de fôrma e esperar que se comportem de maneira semelhante.

Nenhum comentário: